Um curso intensivo de Idioma Espanhol é um desafio, um compromisso entre o docente e o aluno, o docente deve ter o preparo necessário para condensar um programa pedagógico profundo e completo, adequando esse curso as necessidades do aluno, sem perder conteúdo a pesar da condensação das pautas a serem abordadas.
Não por se tratar de um curso intensivo que este carecera de pontos importantes do idioma, como a gramática por exemplo, os diferentes regionalismos e suas caraterísticas ou as costumes linguísticas e comportamentais dos diferentes povos que são Hispanofalantes, quando se fala do Idioma Espanhol falamos de um idioma que é falado em cinco continentes, por mais de 15% da população de facto (quando o idioma é oficial), e por vários milhões de pessoas de jure (por convenções internacionais, comerciais e empresariais), nem que dizer dos milhões que são descendentes de Espanhóis que falam este idioma como segunda ou terceira língua, quer dizer que ainda em se tratando de um curso intensivo as abordagens devem ser o mais abrangentes possíveis, considero que um curso que se restringe apenas a "falar" o idioma além de ser superficial não agrega verdadeiro valor ao aluno e mais, não satisfaz nem tem grande utilidade, um curso intensivo, seja de Idioma Espanhol ou mesmo de qualquer outro idioma deve ter os elementos suficientes para a compreensão plena e o domínio profundo do idioma a ser estudado ainda em se tratando de ser na modalidade intensiva.
Algo importante a ser observado e que não pode ser subestimado é que estamos falando de cursos para Lusofalantes pontualmente e sabemos que o Idioma Português esta permeado de muitas influencias linguísticas de filosóficas, históricas e geográficas (das quais falaremos em próximas postagens), por este motivo o preparo para ensinar Idioma Espanhol para quem fala Português deve ser específico por causa desta caraterística.
Na superfície poderia se dizer que o Espanhol e o Português são idiomas parecidos isto acontece apenas nesta superfície e obedece a abordagens levianas, absolutamente os dois idiomas são bem diferentes na sua gramatica, fonética e construção.
O aluno deve ter o compromisso de dedicar-se ao máximo a fim de absorver as informações de maneira tal que o idioma em curso se transforme em agente agregador profissional e humanístico na sua vida.
Assim mesmo o aluno deve ter disponibilidade de horários de preferencia todos os dias, tanto para a aula em se, quanto para encontrar e tirar dúvidas nos dias em que não tenha aula, lembrando que se trata de um curso intensivo com a mesma carga pedagógica do curso extensivo (como deve ser).
Um ponto importante e que precisa de atenção sem dúvida é a predisposição para o aprendizado por parte do aluno, todos podem e tem aprender o idioma sem dúvida, porém um curso intensivo deve ser precedido de um exame bastante pontual para se observar se o aluno tem a predisposição para absorver as informações com bastante dinâmica, eu sugiro que para alunos iniciantes ou mesmo para aqueles que não tem essa predisposição o melhor é escolher a modalidade extensiva.
Sobre o conteúdo do curso intensivo para este ter significância e resultados posso enumerar algumas pautas a serem abordadas:
Fonética/ Conversação
Leitura/Compreensão de textos
Expressão de ideias e conceitos básicos
Conceitos de oratória
Gramática/Estrutura de frases
Raízes históricas, linguísticas, geográficas e filosóficas.
Regionalismos do Idioma Espanhol.
Oratória:
Conteúdo pragmático
- Bases de oratória geral
- Pautas de dissertação nos seus oito (8) segmentos
- Articulação/Modulação fonética
- Gestualidade/Postura
- Usos e Costumes específicos subjetivos
- Ênfases/ Fluidez
- Dinâmica lógica
- Interação com o público
- Exposição instrutiva
- Ilustrações instrutivas
- Uso assertivo de apoio audiovisual
- Distribuição de tempo
Estas pautas fundamentais são abordadas na Latina Cursos de Idioma Espanhol em 64 horas divididas em 08 horas aula por semana.
Bom estudo a todos!
Prof. Carmelo J. Serra
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